terça-feira, 17 de setembro de 2013

Onde É a Casa do Amigo? (Khane-ye doust kodjast?) 1987



Abbas Kiarostami é um realizador que já provou que o argumento é de muito pouca importância, se não completamente sem sentido. Mais importante ainda, o seu trabalho mostra que os filmes mais originais podem vir das mais simples idéias e teoricamente mais convencionais. O primeiro de uma trilogia de filmes com foco nas crianças das montanhas do norte do Irão (seguido por "E a Vida Continua" e "Através das Oliveiras"), este trabalho lírico segue um rapaz de 8 anos de idade, como ele viaja através do país a tentar encontrar o seu colega para que lhe possa devolver o caderno. O caderno é importante para o colega, porque ele será expulso se não fizer os trabalhos de casa uma vez mais, mas a viagem auto-imposta tem tudo a ver com o rapaz decidir que algo é importante o suficiente para cumprir até ao fim.
Kiarostami não filma nenhuma das cenas que esperariamos. As perguntas não são respondidas e os problemas não são realmente resolvidos, o tempo simplesmente passa e, eventualmente, dita o que o menino possa ou não fazer. O rapaz não aprende lições de vida, no sentido tradicional e não descobre nada de grandioso. No entanto, ele descobre algo sobre o mundo, sobre a convivência com as paisagens e sobre interagir com os seus habitantes, mesmo sendo um outsider ou um membro da sociedade desrespeitado, ele permanece um tanto alienado e isolado. 
Essencialmente, a única coisa convencional sobre o filme, que usa actores não profissionais e não tem exatamente um argumento, é a persistência e resiliência do rapaz. E mesmo que seja mostrado que o tratem com um respeito incomum, ninguém o juíza ou o engradece. Este é um trabalho muito humanista que nos dá a perspectiva da criança, mas mantém a distância suficiente para que nunca sintamos que ele é maior do que a vida, ou que é o mundo em vez de uma pequena parte dele. A paisagem árida está sempre presente e não há muitos outros personagens ou muito diálogo, mas este é um quase-documentário, quase-filme, lento de movimentos, em "real time" que consegue sustentar o nosso interesse em toda grande parte do filme porque estamos a descobrir o mundo, junto com o menino. É um dia na vida iraniana através dos olhos de uma criança, mostrando como eles são separados dos adultos, entre muitas outras coisas..
Pode dizer-se que todos os personagens foram selecionados como representantes dos valores da sua faixa etária. Toda a gente espera algo diferente de todos os outros, tornando as coisas particularmente difíceis para a criança, porque ele tem de manobrar dentro dos seus desejos conflitantes e a indiferença às suas necessidades e ainda realizar a sua tarefa. Uma coisa que faz Kiarostami interessante é que ele só nos diz algumas coisas sobre os seus personagens. Evita propositadamente personagens tridimensionais, em vez de forçar o público a identificá-las através de uma determinada característica.
Há um certo prazer nos filmes de Kiarostami, o ambiente e a arquitetura que sempre surgem na sua obra. É difícil apontar-lhe um dedo, mas, na verdade, nunca existem grandes cenas para distrair o público da sua presença. Talvez a melhor coisa sobre o cinema iraniano seja a sua natureza calmante e relaxante. Tal como acontece com a maioria dos filmes iranianos (e com Kiarostami em particular), os aspectos da vida familiar representam questões mais profundas, mais óbvias, mostrando um contraste entre os valores modernos de uma criança de oito anos de idade, e os valores tradicionais dos adultos e as expectativas da sua professora, a mãe e avô. Cada um espera algo diferente. Com um humor simplista, Kiarostami mostra a mãe em conflito permanente com as suas expectativas, como oscila entre exigir que o filho tanto se foque na sua casa como a cuidar de assuntos familiares de rotina. 

Sem comentários: