quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Vera Drake (Vera Drake) 2004



Vera Drake (Imelda Staunton) é uma mulher altruísta que é totalmente dedicada, e amada pela sua família da classe trabalhadora. Ela passa os dias a cuidar da familia, cuidar do seu vizinho doente e da mãe idosa. No entanto, também, secretamente, visita mulheres e ajuda-as a induzir abortos para gestações indesejadas. Enquanto que esta prática era ilegal na Inglaterra dos anos 1950, Vera vê-se completa simplesmente ajudando mulheres que precisam, fazendo isso com um sorriso e amáveis ​​palavras de encorajamento. Quando as autoridades finalmente a descobrem, o mundo de Vera e da vida familiar cai ao fundo dos seus pés.
O filme convenientemente ilustra esta história, revelando uma outra secundária sobre uma menina rica, Susan (Sally Hawkins), cuja casa dos pais Vera limpa semanalmente. Quando Susan é violada por um homem mal-humorado que ingenuamente acompanha ao seu quarto, é incapaz de ir a um médico. Apenas Vera a pode salvar.
O filme de Leigh está interessado em complexidades morais e políticas, uma vez que estes são destacados por um "sistema", e, especialmente, pela sua manipulação desajeitada deste caso individual (o filme é dedicado à memória dos seus pais, um médico e uma parteira). Também está interessado nos caminhos onde a justiça moral restringe a visão e impede a empatia. Quando uma das clientes da Vera deve ser levada à pressa para o hospital depois de uma "complicação", o médico insiste que a mãe revele o nome do abortista. Quando a polícia finalmente descobre o rasto de Vera, o cenário não poderia ser mais terrível.

Nenhuma reivindicação é feita que "Vera Drake" tenha sido baseado numa história real, mas certamente que havia mulheres como Vera em Inglaterra na década de 1950 e antes, quando o aborto era ilegal ou apenas vagamente legal e raramente discutido. Cada detalhe do filme respira com autenticidade, recriando plenamente o encardido mundo da classe trabalhadora do pós-guerra, em Londres, e a conversa das personagens, que se comportam e olham exatamente como pessoas reais.

Link
Imdb 

Sem comentários: