segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O Ciclista (Bicycleran) 1987



Na necessidade de dinheiro para pagar as despesas médicas da sua esposa, o refugiado afegão Nassim sucumbe aos apelos de um vigarista com um plano fantástico para organizar uma maratona de bicicleta com apenas um concorrente: o próprio Nassim. Considerando-se como o superhomem Afghani, o vigarista aposta que Nassim consegue andar na sua bicicleta, dia e noite, durante uma semana inteira. O povo da cidade normalmente bem-educado em breve transforma o vicio dos bastidores a fazer apostas sobre o destino de Nassim, tentando transformar o seu sofrimento em lucro. 
Um dos maiores cineastas do Irão, o realizador Mohsen Makhmalbaf exibe um toque visual fantástico enquanto enfrenta uma série de problemas sociais graves. Aqui ele aborda as questões da pobreza e as formas como as pessoas se exploram uns aos outros num trabalho visualmente sofisticado. "The Cyclist" é uma das suas obras menores que lembra o filme de Sydney Pollack de 1969 "They Shoot Horses, Don´t They?", o seu filme da era da Depressão. É um trabalho bem-intencionado, feito de uma forma muito crua e passados estes anos continua a ser demasiado obscuro.
Mohsen Makhmalbaf cria um retrato profundo do desespero humano, exploração e resiliência. Através das imagens recorrentes de círculos, Makhmalbaf fornece uma metáfora para o ritual da existência: a imagem do conluio do número do duplo na abertura, desumanizante exposição do esforço de Nasim, as crianças atirando flores por todo o seu caminho. Inevitavelmente, determinou que a busca de Nasim transcende o espetáculo da miséria humana para tornar-se uma celebração inesgotável para o triunfo do espírito humano.

Link 
Imdb 

Sem comentários: