sábado, 21 de setembro de 2013

Através das Oliveiras (Zire Darakhatan Zeyton) 1994



O actor Mohamad Ali Keshavarz explica que está a interpretar um realizador durante um casting para o elenco de um filme sobre um terremoto iraniano, e em pouco tempo uma câmera de mão empurra-nos ao longo de uma estrada sinuosa e poeirenta no norte do Irão, como o condutor invisível a discutir o trabalho anterior do outro passageiro, como um professor da escola em "Onde É a Casa do Amigo?". O homem diz que foi fácil para ele entrar no papel, pois ele é um professor. Bem-vindo ao universo cinematográfico de Abbas Kiarostami, com poucos efeitos e argumento, mas muito sobre o caráter, a cultura iraniana, e a criatividade do ponto de vista do trabalho de câmera. Os seus simples filmes parecem esparsos, mas as imagens muitas vezes ficam com o espectador para a vida.
Através das Oliveiras é um filme típico de Kiarostami, existente em algum lugar no espaço da Twilight Zone entre o filme de ficção e a realidade, e sucede ao seu filme de 1987 Onde É a Casa do Amigo?, e o subsequente E a Vida Continua, de 1992. Os principais personagens do primeiro filme aparecem em breves aparições perto da aldeia de Koker mais uma vez, e a dupla proposta deste filme dentro do filme serve para ilustrar o processo tedioso de filmar o último filme, enquanto focado na substituição do ator Hossein (Hossein Rezai) e na perseguição amorosa a Tahereh, que foi escalada como sua noiva. 
Paralelamente aos desafios de Hossein com o amor não correspondido, as várias frustrações da filmagem. As coisas simplesmente não vão bem para o realizador, o que pode ser esperado quando se utiliza actores amadores, enquanto outros problemas eram causados ​​por motivos culturais ou problemas de relacionamentos.
Os minutos finais são clássicos de Kiarostami. A sua câmera fica situada no topo de uma colina, com vista para um vale de oliveiras, como Hossein a perseguir Tahereh. Os shots de longa distância alongam-se ainda mais até ao ponto em que as duas pessoas são pequenas manchas brancas que atravessam o verde suave do vale, ainda a câmera de Kiarostami continua a rolar no seu tripé por mais cinco minutos. Mostrando as belas vistas compostas da paisagem acidentada em tempo real. Assim, muitos amantes do arthouse vão encontrar este filme gratificante e memorável. 

Link 
Imdb 

Sem comentários: