terça-feira, 27 de agosto de 2013

The Sniper (The Sniper) 1952



"The Sniper" é um dos primeiros exemplos de Hollywood a levar facadas no tipo de análise criminal/psicológica que é, hoje, um elemento comum da ficção-crime. Na altura, em 1952, o olhar vazio deste filme sobre a disfunção psicossexual de um assassino, deve ter sido estimulante e realista, mesmo que hoje a sua psicologia pareça tensa e a sua análise sobre o assunto seja superficial. O filme centra-se em Eddie Miller (Arthur Franz), um homem com alguns problemas sérios sobre as mulheres. O texto de abertura do filme tem uma mensagem sobre criminosos sexuais, e de facto a doença de Miller é explicitamente comparada, dentro do filme, para com os violadores e outros predadores e pervertidos sexuais. Com este panorama estabelecido, as imagens de Miller a montar uma sniper na abertura adquire imediatamente um contexto sexual, e o uso desta arma para assassinar as mulheres torna-se uma forma de violação simbólica de um homem perturbado  a uma distância que tem medo delas, que simultaneamente, quere-as e detesta-as. Durante o primeiro crime de Miller, o realizador Edward Dmytryk, numa das cenas mais chocantes do filme, amplia para um close-up das mãos de Miller, acariciando o cano da sua sniper, passando as mãos em volta da arma puxando-a para cima e para baixo em todo o seu comprimento. O significado sexual dos crimes, no sentido de que Miller está a livrar-se destas mulheres da única maneira que sabe, não poderia ser mais flagrante.
Dmytryk faz um excelente trabalho a encenar os crimes, onde institui a sensação arrepiante de que Miller está à espreita nas sombras, observando e esperando. A primeira vítima é a pianista Jean (Marie Windsor), uma mulher que Miller conhece como uma das suas clientes do seu trabalho na lavandaria, a entregar roupa. Quando Miller visita o apartamento de Jean no início do filme para lhe deixar um vestido, os dois envolvem-se inocentemente - ou melhor, Jean envolve-se com ele, sem suspeitar quem ele é na verdade. Mas Miller é um homem muito perturbado, e é óbvio que se sente atraído por Jean, e ao mesmo tempo se sente incomodado de cada vez que ela deixa caír uma pista sobre o seu estilo de vida como pianista de um clube noturno. Windsor traz com ela apenas um toque da sua habitual persona de femme fatale, algum cansanço, e há um tom de dureza noir nesta mulher, de outra modo, normal. Ela faz apenas algumas cenas, e Windsor, como é normal, fá-las valer a pena, tornando esta mulher memorável para que a sua morte repentina, simbolizando Miller com uma matança por toda a cidade, seja ainda mais comovente. 
As cenas da perseguição de Miller a Jean, seguindo-a pelas ruas sombrias até ao clube e, de seguida, montando a sniper num telhado próximo, são interrompidas por uma breve cena no interior do bar, onde Jean afasta um admirador bêbado e discute com o dono do clube . A justaposição subtilmente liga o bêbado, com o seu comportamento cada vez mais antagónico, ao assassino que espera lá fora, que nutre a sua própria hostilidade ainda mais violenta em relação às mulheres. O que é interessante sobre o filme, especialmente para a sua época, é como ele claramente traz o tema das atitudes sobre as mulheres à superfície. Parece que praticamente todos os sitios para onde Miller vai, encontra alguém que tem algo a dizer sobre as mulheres, e geralmente algo negativo ou estereotipado. Um médico diz a Miller que ele deveria se casar, que cozinhar é trabalho para as mulheres, e a senhoria de Miller diz-lhe praticamente o oposto, que os homens devem aprender a cozinhar tão bem como as mulheres.
Mais tarde, Miller vai a uma feira e solta toda a sua hostilidade num jogo onde o objetivo é atirar uma bola a um alvo para abater uma mulher para um tanque de água. Miller torna-se cada vez mais furioso e violento, derrubando a mulher na água vez após vez, mas o que é notável é que ele é realmente apanha o espírito do jogo, que parece basear-se inteiramente neste tipo de hostilidade. O filme não questiona exactamente e explicitamente este tipo de atitudes, mas elas certamente que vêm borbulhar para a superfície, muitas vezes de forma terrivel. Há uma desconexão estranha, por exemplo, entre a atitude do assassino em relação às mulheres e o tom de brincadeira de uma cena em que um policia provoca o seu parceiro mais velho sobre a vida de casados. Da mesma forma, uma cena em que a polícia questiona uma linha de criminosos sexuais, tentando descobrir se um deles é o atirador, é francamente bizarro, como o interrogador adopta um tom abertamente cómico.
Se o filme nunca resolve estas tensões, é pelo menos óbvio que o tratamento das mulheres, e as atitudes dos homens sobre as mulheres, estão no centro desta história. Uma leve linha é feita entre as idéias comuns sobre as mulheres e as acções extremas de Miller. Menos interessante é a tendência do filme para a psicanálise e discursos de pregador, que se tornam mais comuns na segunda metade do filme. No seu melhor, especialmente na primeira metade, The Sniper é um thriller psicológico tenso, tão tenso que coloca o público na intimidade desconfortável do assassino disfuncional. Na segunda metade do filme, no entanto, a ênfase começa a afastar-se de Miller e concentra-se na captura do assassino, incluindo o tenente Kafka (Adolphe Menjou) e o psicólogo da policia Kent (Richard Kiley). Kent está propenso a longos discursos sobre como os criminosos sexuais devem ser tratados e comprometidos com instituições para doentes mentais, uma expressão inicial de uma ideia, agora codificadas para o nosso sistema de justiça, até certo ponto, que o crime sexual deve ser tratado de forma diferente de outros tipos de crime.
No fim, The Sniper é um filme interessante que deve ser creditado por tentar explorar o crime sexual de um modo ousada e direta. As suas idéias sobre desvios sexuais e da dinâmica das relações de género pode parecer datado hoje, mas nada pode tirar o terror arrepiante de suas sequências de assassinato. E nada pode aliviar a força da sua cena final assombrosa, um zoom lento em direcção ao rosto de Miller, com uma única lágrima a escorrer pelo seu rosto.  
Legendas em inglês. 

Link
Imdb

Sem comentários: