sábado, 24 de agosto de 2013

Enigma (Murder, My Sweet) 1944



O Philip Marlowe de Raymond Chandler é uma daquelas personagens que nunca envelhece. Ele é o anti-herói fatal, o duro por excelência. Ele é sarcástico, ganancioso, conivente, mas sempre tentar fazer o que acha correcto. Foi interpretado por quase toda a gente, de Humphrey Bogart a James Garner, de Elliot Gould a Robert Mitchum, e muitos, muitos actores menores. O Marlowe preferido de Chandler no cinema, no entanto, foi Dick Powell no filme de Edward Dmytryk, "Murder, My Sweet". Powell, uma estrela de musicais, encontrou liberdade em Marlowe. Liberdade para assumir papéis mais dramáticos, e enquanto não era necessariamente uma super-estrela, conseguiu a oportunidade de espalhar o seu brilhantismo em filmes como o excelente The Bad and The Beautiful, de Vincent Minnelli, posterior a este. O seu desempenho como Marlowe é muito bom, mesmo depois dele ser ofuscado dois anos mais tarde, quando Bogart interpretou a mesma personagem na adaptação de The Big Sleep, de Howard Hawks.
Depois da bravura da abertura em que vemos Marlowe, sentado e com os olhos vendados, a ser interrogado pela polícia sobre uma acusação de assassinio, é-nos contada a história através de um longo flashback. Um homem chamado Moose Malloy (Mike Mazurki) contrata Marlowe para encontrar a sua ex-namorada Velma, que ele não vê à oito anos. Marlowe parte na sua busca, interrogando até mulheres mais velhas para obter as respostas às suas perguntas. Infelizmente, ninguém jamais ouviu falar de Velma, muito menos visto nos últimos oito anos. Enquanto no escritório, o nosso herói recebe a visita de um homem chamado Lindsay Marriott (Douglas Walton), que diz que dará a Marlowe US $ 100 para acompanhá-lo na entrega de um resgate de $ 8,000 para um colar de jade muito valioso. No ponto de encontro, Marlowe começa a bisbilhotar e de repente é apanhado de surpresa por uma pá na parte de trás de sua nuca. Horas depois, ele acorda para encontrar Marriott morto...Para saberem o que estas duas histórias têm em comum, terão de ver o filme.
Chandler é conhecido pelos seus enredos complicados, e este não foge à regra. Temos violência que aparentemente vem do nada, drogas duras que induzem a alucinações, e uma madrasta e uma filha ambas disputando a afeição de Marlowe. Todas as marcas habituais do noir estão aqui, flashbacks, narração, iluminação escura, e, claro, a femme fatale, cortesia de uma Claire Trevor perversamente atraente. O realizador Dmytryk revela-se com este material, e faz o que pode para nos fazer esquecer do pequeno orçamento com que tinha de trabalhar. O argumentista John Paxton, no entanto, é quem merece mais crédito, é capaz de reduzir os vários pontos da trama, encontrar uma linha principal, e embrulhar tudo isto muito bem, enquanto permanece sempre fiel ao ambiente e à visão de Chandler. É um argumento inteligente, e ele faz exatamente o que deveria: leva-nos a um passeio na montanha-russa que nos surpreende a cada esquina, mas leva o tempo suficiente apenas para nos deixar recuperar o fôlego, sem nos deixar a pensar sobre as inconsistências no argumento.
Farewell, My Lovely era o segundo romance de Chandler, mas o primeiro adaptado para o cinema. Murder, My Sweet, o título que foi mudado para que o público não pensasse que era outra musical de Powell, era na verdade a segunda versão cinematográfica, depois de um filme de low budget de 1942 chamado The Falcon Takes Over. De todas as múltiplas versões da obra de Chandler, este é geralmente considerado como sendo o mais fiel. Isso pode ser verdade, mas não quer dizer que seja o melhor. No entanto, continua a ser um dos melhores filmes de Dmytryk. 

Link
Imdb

Sem comentários: