domingo, 18 de agosto de 2013

A Caravana Perdida (Wagonmaster) 1950



Junto com outro filme do mesmo ano, Rio Grande, o Western de John Ford Wagon Master era um filme relativamente de baixo orçamento, feito num estilo simples e discreto para resultar num entretenimento fácil. É provavelmente o menos conhecido dos Westerns da época sonora de Ford, e um dos poucos que não contava com John Wayne ou Henry Fonda. No entanto, Ford considerou-o entre os seus preferidos, assim como um punhado dos seus maiores admiradores, considerando-o uma obra-prima negligenciada. 
 Debaixo do seu estilo casual e descontraído o enredo é uma mensagem indiscutível de intolerância tão poderosa como qualquer coisa do mentor de Ford, D.W. Griffith, como este o fez em Intolerância (1916). No entanto, como o filme tem um ambiente limpo, e têm sempre o mesmo ritmo que poderemos estar demasiado ocupados para perceber de imediato. 
Os negociantes de cavalos Travis (Ben Johnson) e Sandy (Harry Carey Jr.) recebem uma oferta para ajudar a guiar a caravana de colonos mórmons através do deserto. Ao longo do caminho, eles juntam-se aos membros de um show itinerante, e também atraem a atenção de alguns indios Navajo e um bando em fuga de foras da lei, Os Cleggs. Ward Bond interpreta o cómico Mormon Elder Wiggs, que tem um passado austero e tem problemas em manter a língua fechada em situações complicadas, e Joanne Dru interpreta Denver, um interesse romântico para Travis (semelhante ao papel de Claire Trevor em Stagecoach). James Arness tem um papel mudo como o maior e mais sinistro dos irmãos Clegg
O argumento de Frank S. Nugent e Patrick Ford (filho do realizador) permite muito tempo para paragens e pausas e para admirarmos a paisagem do Utah. Combinando humor e emoção, em igual medida, Ford faz de "Wagon Master" um prazer inesperado, com os espaços abertos da fronteira norte-americana a ajudarem tanto no campo visual como no coração e na mente. 

Link
Imdb 

Sem comentários: