sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Directed By John Ford (Directed By John Ford) 1971



Em 1971, o jovem realizador Peter Bogdanovich, que fez parte da geração de realizadores que também nos deu Spielberg, Scorsese, Brian De Palma, Francis Ford Coppola, e muitos outros, lançou um filme intitulado "Directed by John Ford." Narrado pelo seu amigo, Orson Welles, o filme tinha uma série de entrevistas com actores que trabalharam com o realizador, assim como o próprio Ford. Entre os actores entrevistados contavam-se James Stewart, John Wayne e Henry Fonda. Enquanto a entrevista de Bogdanovich com o próprio Ford é menos informativa (ele nunca tem muito a dizer), mas dá um alívio cómico não intencional e um vislumbre revelador da notoriamente "difícil" personalidade de Ford.  
A versão original deste documentário estava disponível para exibição desde o seu lançamento, em 1971, mas já na década dos 2000's, Bogdanovich, que recebeu fundos do produtor amigo Frank Marshall, começou a re-editar o filme, e trazer novas entrevistas com contemporâneos como Scorsese, Spielberg, Eastwood, Walter Hill, e Harry Carry Jr. (um dos actores preferidos Ford). Estes novos olhares ao grande cineasta são intercalados com imagens originais de entrevistas com John Wayne (actor preferido de Ford), Henry Fonda, James Stewart, e a narração original do Welles, bem como imagens irónicas e comentários do próprio Ford.
A entrevista original a Ford foi feita com o Monument Valley como fundo, e este documentário ajuda a compreender um pouco os filmes que veremos a seguir. 

Link
Imdb

Sem comentários: