sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Os Dominadores (She Wore a Yellow Ribbon) 1949



É difícil imaginar uma homenagem melhor, mais emocionante e sincera sobre o espírito militar do que este filme de John Ford. É uma carta de amor para os militares, especialmente para os homens da fronteira da Cavalaria dos EUA, a partir de um realizador que sempre foi fascinado pela vida militar. Ford adora a rotina e as cerimónias do exército, adora as saudações e a linguagem formal, ama a rigidez das formações e dos vínculos afetivos que se formam entre os homens. Acima de tudo, porém, ele ama o olhar das coisas: os azuis brilhantes e dourados dos uniformes, que nunca parecem desvanecer-se, não importa o quão sujo e empoeirado fiquem, a bandeira padrão vermelha e branca erguida por cima das fileiras, o brilho do sol fora da prata polida de uma espada ou uma corneta. poesia real na representação de Ford desses homens, um olhar para a beleza da vida militar que está quase inteiramente divorciada dos factos do combate militar e do derramamento de sangue. Esta é uma visão idealizada dos militares, em que quase ninguém sofre tanto com uma ferida, apenas um cavaleiro morre na tela durante o filme todo, e é uma ocorrência frequente para as tropas a surgirem a partir de uma feroz batalha violenta apenas para se anunciarem, "sem vítimas".
Ford quase parece preferir os militares quando estão em repouso e em paz, em vez de estarem no meio de uma batalha. As sequências mais amorosamente fotografadas - e há muitas, num filme onde praticamente todos os outros quadros são inspiradores - são cenas simples da cavalaria através de um vale sinuoso, sob uma rocha gigantesca, ou sequências onde os comandantes inspecionam uma linha de tropas na parte da manhã. Quando a trama se volta para os inevitáveis ​​conflitos com os índios, eles parecem quase superficiais em comparação, ainda que emocionantes e dramáticos. É como se a Ford soubesse que tinha que incluí-los, mas o fez apenas por causa dessa obrigação. Certamente não é por acaso que a narrativa do filme refere-se a travar uma guerra, em vez de lutar contra uma. Este é basicamente um filme sobre o desejo de um exército em tempo de paz, que para Ford seria certamente o exército ideal: de seguida, pode-se admirar todos os botões brilhantes e linhas apertadas de homens sem a possibilidade de derramamento de sangue e violência para interromper a cerimónia.
O filme anterior de Ford sobre a cavalaria, Fort Apache, reconheceu as duras consequências do serviço militares, aceitar o lado mais sombrio da disciplina militar e a possibilidade de que vão, os comandantes egoístas, poder desperdiçar inutilmente a vida dos jovens cegamente obedientes. Não há nenhum vestígio de um segundo significado ou algo parecido aqui, num filme onde a obediência e o respeito aos mais velhos são as mais elevadas virtudes que um homem pode possuir. Este filme é sobre o profundo e inabalável amor do realizador ao militar, e aos homens que servem o exército. Na verdade, há pouco espaço suficiente no filme para qualquer outra coisa. É um filme quase inteiramente desprovido de drama real, embora haja uma abundância de conflitos menores, para sugerir que o drama possa estar em algum lugar no horizonte. O filme é centrado na cavalaria, no oficial Nathan Brittles (John Wayne), um homem à beira de entrar numa aposentadoria forçada, o exército decidiu que ele é muito velho e entrou em renúncia por ele. Com ele tristemente contando os dias para a reforma, juntamente com o seu jovial sargento irlandês Quincannon (Victor McLaglen), é-lhe atribuída uma última missão: escoltar a esposa e a sobrinha do seu oficial superior para longe do forte enquanto procurava e perseguia pequenas patrulhas Cheyenne, que andassem pela àrea.
Brittles conduz os seus homens através de um território perigoso para a estação das diligências onde deveriam deixar as mulheres. Ao longo do caminho, tem que manter a paz entre os tenentes CohiII (John Agar) e Pennell (Harry Carey Jr.), que brigam pelo amor de Olivia (Joanne Dru), uma das mulheres que estão escoltando. Ford não está interessado em acender muito drama aqui. Ele deita apenas faíscas suficientes para manter as coisas interessantes, para iniciar a oportunidade de um estudo de personagem dos tenentes opostos: CohiII é teimoso e por vezes sarcástico, mas basicamente decente; Pennell é um jovem rico e mimado, que impulsivamente planeia sair da cavalaria. O filme é muito mais sobre o estado de espírito do que sobre a narrativa, e o enredo basicamente resume-se à linha de cavalaria sair do forte, cortar vários ataques rápidos indígenas, e, de seguida, regressar para o mesmo sitio. É um filme totalmente e intencionalmente circular, e talvez seja por isso que as mesmas formações rochosas impressionantes do Monument Valley se mantêm recorrentes, mesmo quando as acções são, obviamente, significavas de estar a ocorrer em locais muito distantes.  
Esta cenário não é, então, uma descrição precisa de uma fronteira, mas um pastiche evidentemente artificial de imagens arquetípicas dos westerns, com locais escolhidos não por fidelidade geográfica ou lógica, mas pela sua grande e imponente aparência. É um filme cheio das avassaladoras vistas, quadros divididos igualmente entre as grandes extensões de rocha castanha, e verdes campos com o azul pálido do céu. Dentro destas belíssimas fotos de paisagens, passam as linhas de cavalaria, uma fila de pequenos pontos azuis esboçado através da rocha castanha-avermelhada. Se há uma coisa que Ford definitivamente não está a tentar apanhar, é o realismo, talvez porque qualquer evocação realista deste meio seria estragar a poesia e a beleza com muito mais sangue. O único vermelho que ele se interessa aqui é do brilho do pôr do sol. 

Link
Imdb

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um filme que me passou um pouco ao lado. Falta-me o amor à vida militar para o entender melhor. :)