quinta-feira, 15 de agosto de 2013

John Ford e o Monument Valley

Monument Valley - um parque Navajo localizado ao longo da fronteira entre o Utah e o Arizona - é caracterizado pelos seus planaltos vermelho-ferrugem, arcos de arenito, e morros perfeitamente esculpidos. É uma paisagem tão inspiradora e memorável que já apareceu em inúmeros programas de TV, comerciais e filmes de Hollywood - especialmente Westerns.
O realizador John Ford apaixonou-se pelo Monument Valley à mais de 70 anos, filmando o seu famoso filme "Stagecoach", aqui, em 1939. O filme, interpretado por John Wayne, seria o primeiro de muitos que apresentam o Monument Valley como paisagem natural - e Ford viria a filmar mais oito Westerns aqui.
As histórias divergem sobre o primeiro contato de Ford com a paisagem que figura proeminente em nove dos seus filmes, mas a preferida era esta:
Em 1937, Harry Goulding, agarrando-se a um modo de fazer render o seu posto de troca, viajou até Hollywood com um punhado de fotos da paisagem em volta, desenrolou um saco de dormir nos escritórios de um estúdio de Hollywood, e esperou. John Ford, que estava para fazer um western, gostou da majestade escarpada do local, e para a alegria de Goulding, moveu uma equipa de produção para Monument Valley, três dias depois. 
Essa equipa chegou para filmar Stagecoach (1939), o filme que consumou o casamento cinematográfico de John Ford e John Wayne. Como o bandido Ringo Kid, Wayne junta-se a um grupo heterogénio de arquétipos do western - a prostituta desonrado, o médico alcoólico, o jogador confederado, o caixeiro viajante, a mulher respeitável com uma misteriosa doença - todos fazendo uma jornada incerta por todo o país indiano. País indiano que era o Monument Valley.
Ford ainda tentava descobrir a melhor forma de filmar neste novo ambiente. Concedido o filme, era praticamente impossível não encontrar uma sequência de tirar o fôlego. As projeções conhecidas da paisagem tornar-se-iam icónicas logo na sua estreia. Embora grande parte da grandeza se perca no plano, Stagecoach ainda tem muito a recomendar cinematograficamente.
O encanto de Ford por este local viria a trazê-lo de volta em mais oito filmes, entre os quais "Forte Apache", "My Darling Clementine", ou "The Searchers", o melhor western do realizador.
Neste pequeno ciclo, iremos ver todos os nove filmes de Ford no Monument Valley, e ainda o documentário de Peter Bogdanovich sobre a carreira de Ford, que também foi aqui filmado.
Até amanhã.


Sem comentários: