segunda-feira, 26 de agosto de 2013

No Último Minuto (Obsession) 1949



Um terrífico pequeno film noir sobre um marido ciúmento e doentio, interpretado por Robert Newton, que descobre que a sua adorável esposa anda a enganá-lo com outro homem. Newton abate o homem e leva-o para um abrigo nuclear abandonado onde ele acaba por o trancar numa sala. Lá, então, acorrenta-o na parede, e faz com que a corrente seja suficiente para que ele possa apenas andar pela sala e seja capaz de chegar à casa de banho, mas só isso. Todos os dias, Robert Newton, que interpreta um médico neste filme, traz uma lata de ácido para esta sala, onde ele pretende eventualmente assassinar o homem.
Newton tem uma grande representação muito James Mason-esque, com uma acentuação muito britânica(o filme é feito no UK), sobre um conto de obsessão e vingança. Embora o filme não faça passar muitas emoções, tem uma atmosfera bastante sombria e opressiva, na prisão secreta da Riordan (Newton). Tudo isto torna-se uma batalha de inteligência, muito na linha do Dial M for Murder, enquanto ele tenta realizar e encobrir o seu plano, enquanto o prisioneiro Bill (Phil Brown) tenta acabar com a sua determinação, e a sua esposa e o policia Finsbury tentam descobrir o que se passa. Naunton Wayne - mais conhecido pelo "Caldicott" de "The Lady Vanishes" e alguns filmes posteriores - é altamente agradável como detetive, muito irónico e com muito do estilo do detective Colombo. Brown, infelizmente, não tem muito para fazer, mas faz muito bem as suas poucas cenas, especialmente o confronto inicial.
Este filme noir é prova de que não é preciso violência para criar tensão. Na verdade, ela está implícita, e é a violência que constrói o suspense. O filme foi feito numa altura em que Dmytryk já fazia parte da lista dos 10 de Hollywood, e se tinha refugiado em Inglaterra.
Filme raro, legendas em espanhol.

Link
Imdb

Sem comentários: