domingo, 18 de agosto de 2013

Rio Grande (Rio Grande) 1950



Enquanto 1950 é muitas vezes visto, talvez demasiado convenientemente, como um divisor de águas para o género western, graças a Anthony Mann  e o seu Winchester '73, a sua utilização como uma linha de demarcação é muito menos certa no contexto mais amplo da carreira de John Ford, nos westerns ou em qualquer outro género. Um dos pilares do seu legado foi a imagem da cavalaria, estabelecida em 1948 com Fort Apache, confirmada por "She Wore a Yellow Ribbon no ano seguinte, e completada com este Rio Grande.
O terceiro filme é geralmente considerado o pior da trilogia, mas só porque os outros dois filmes ficaram num standard tão alto. A apresentação dos temas em Rio Grande é, talvez, um pouco difusa. O alívio cómico aqui, é muitas vezes uma anátema para todos, mas os Fordianos mais devotados, não foram tanto na conversa como era de esperar.
John Wayne interpreta o tenente-coronel Kirby Yorke, um soldado de carreira, parado perto do Rio Grande. Embora os Apaches continuem a atacar, ele tem ordens para não atravessar o rio. Inesperadamente, o seu filho Jeff (Claude Jarman Jr.), aparece como um soldado. A mãe, e ex-paixão de Kirby, Kathleen Kirby (Maureen O'Hara) chega para recuperá-lo. Um desertor acusado de homicídio aparece na história.
Também temos o bando habitual dos actores de Ford, Victor McLaglen, Ben Johnson e Harry Carey Jr. Bert Glennon, tem uma fotografia a preto-e-branco deliciosa, com muitas cenas nocturnas eficazes.   

Link
Imdb

Sem comentários: