sábado, 10 de outubro de 2020

Violent Virgin (Shôjo geba-geba) 1969

Um homem e uma mulher são capturados e mantidos em cativeiro por um grupo de Yakuzas, e o filme explora as várias mudanças na dinâmica de poder entre o casal e este grupo, e ainda outro grupo de Yakuzas bem vestidos.  À medida que o filme avança, os personagens parecem mais símbolos representando relacionamentos numa alegoria, do que parte de uma narrativa. Wakamatsu filma inteiramente ao ar livre, no deserto. 
Seria muito fácil chamar "Violent Virgin" de um filme perturbador. A qualidade da interpretação e o cenário surreal evitam que o espectador seja atraído directamente para o filme, mas toca numa série de questões que não podemos deixar de reflectir, quando quase misericordiosamente chegamos ao fim, e como a distinção entre o homem e a besta, e a parede que separa os dois pode por vezes ser tão fina. 
Notavelmente para a época, e até mesmo para agora, há uma representação do prazer mútuo nas cenas de sexo masculino / feminino, que parecem transcender a perspetiva masculina. Os personagens femininos são vistos como tão sexualmente e violentamente carregados como os masculinos.
Legendas em inglês.

2 comentários:

Fernando Gregório disse...

Belém, 11 de outubro de 2020. Bom Dia. Meu caro amigo do blog. Me surpreende, de tanto post com legendas em português, agora, o caro amigo, depois de apresentar a sinópse do filme, em bom português e só está postando o link, em inglês! Pode ? Meu caro, volte com link normal.
Meus sinceros agradecimentos por este blog, simplesmente, maravilhoso.Felicitações. Fernando Gregório. Belém, Para, Brasil

My One Thousand Movies disse...

Olá caro amigo. Sempre que possível posto com legendas em português, o que acontece na maioria dos casos. ~
Mas por vezes é impossível, como neste caso, quando os filmes são muito raros. E aí tem de ser em inglês.