sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Violence Without a Cause (Gendai sei Hanzai Zekkyô hen: Riyû Naki Bôkô) 1969

Três jovens estudantes universitários, pobres e abandonados, decidem ir para o interior de Aomori, onde ficam num pequeno apartamento de estudantes. Enquanto caminham pela praia, avistam um jovem casal e decidem violar a rapariga. Os três se sentem rejeitados pela sociedade, apesar de tentarem sair deste estado. Depois de perceberem que não são capazes de integrar a sociedade, os três decidem pôr um fim ás suas vidas.
A história foi provavelmente inspirada na figura de Norio Nagayama, um serial killer de 19 anos que foi condenado por matar 4 pessoas, numa vaga de assassinatos por todo o país em 1968. O título do filme foi inspirado pelo clássico americano protagonizado por James Dean ""Rebel Without a Cause", com a angustia da adolescência a passar aqui para a juventude japonesa da década de 60.
Filmado em muito poucos dias (Wakamatsu fez 11 filmes em 1969), com inspiração na Nouvelle Vague mas sem o cuidado de desenvolver personagens, é um dos filmes mais bem apreciados do realizador. Os três jovens protagonistas, assim como parte do elenco, são amadores.
Legendas em inglês.

Sem comentários: