sábado, 31 de outubro de 2020

Serial Rapist (Jûsan-nin Renzoku Bôkôma) 1978

Um homem comete 13 assassinatos brutais de pessoas aleatórias, uma após a outra. Um homem anónimo, ciclista, que habita numa casa abandonada à beira do rio, passando o tempo a observar as chaminés das fabricas e os aviões a descolar. Entre as vítimas de violações e assassinatos deste homem silencioso estão pessoas bem diferentes, de polícias a um casal a fazer sexo.
Também conhecido por "The Violent Man Who Attacked 13 People" (numa tradução mais literal" ou "Serial Rapist", é um dos mais violentos e niilistas dos pink movies feitos até hoje. Com um tom completamente sombrio e sem qualquer esperança de rendição, narra alguns dias na vida de um serial killer. O saxofone de Kaoru Abe substitui a voz do jovem criminoso trazendo um contraste criativo com a sua alienação. A solidão do seu personagem perdido é esmagadora, e o filme é frio e é preenchido por muita amargura e desespero.
Seria um dos últimos filmes da colaboração entre Masao Adachi e Kôji Wakamatsu, uma colaboração que viria a ser reatada 30 anos depois, em "Caterpillar". Os anos 80 não foram particularmente famosos para Wakamatsu, dedicando-se a um cinema mais comercial e em muito menor número. Por isso, neste ciclo, vamos dar um salto até aos anos 90, a partir de segunda-feira.
Legendas em inglês.

Sem comentários: