sábado, 3 de outubro de 2020

The Orgy (Rankô) 1967

 
Um assassino profissional volta-se contra o mundo que o fez, e sensacionaliza o que faz, mata na esperança de um dia encontrar pedaços do seu passado. É um mundo vazio de ligações, confiança ou significado, formado por encontros fugazes com mulheres fugitivas.
Um filme raríssimo, que se encontra na internet devido a uma exibição na RAI 3, e por isso vão encontrar legendas em inglês por cima das italianas (mas dá para ler bem).  Comentário do Miguel Patrício, especialista em Cinema Japonês:
"Este raro filme de Wakamatsu, felizmente emitido na estação televisiva italiana RAI3 como forma de homenagem ao pai do pink político recém falecido, entra em consonância total com o resto da sua obra dos finais dos anos 60, princípios dos 70 por escolher uma certa preponderância alegórica e um tratamento de imagem cuidado. Não esquecendo, também, o diálogo com a tradição de filmes de hitman - o que significa que o cinema de Wakamatsu pactuava, por vezes, com os géneros cinematográficos para criticar mais abrangentemente os poderosos, os capitalistas e os patrões malditos - Orgy pouco tem de erótico em sentido estricto. Podemos até dizer que a Orgia referida no título não é mais do que uma metáfora para a multiplicidade de interesses, papeis e intervenientes que o dinheiro faz movimentar, numa fome de sempre pôr os sujeitos a querer alcançar a sua expansão: ter-se, a si e aos outros. Comparada assim, a ganância monetária à sexualidade sem motores sentimentais que não a satisfação momentânea, eis que Wakamatsu suavemente nos convencia de que o amor poderia ser a salvação para se arrebatar com a doença da exploração do homem pelo outro. Nada de mais cínico que este epílogo: uma lixeira a céu aberto chamada de mundo capitalista onde mesmo o amor existe como manipulação interesseira, uma saída falsa como todas as outras, condenada ao extermínio pela sua insustentabilidade."
Legendas em inglês

Sem comentários: