quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Ecstasy of Angels (Tenshi no Kôkotsu) 1972

Um grupo de anarquistas, que vestem roupas da moda e vivem em apartamentos elegantemente mobilados, entram num depósito de armas e roubam algumas caixas com explosivos. Há um tiroteio com o exército e o líder do grupo anarquista é cego. Ele consegue fugir, mas o grupo agora começa a dividir-se, e começam a criar conflitos entre os seus membros.
Depois de ter filmado o Exército Vermelho japonês nos territórios da Palestina, Wakamatsu tornou-se alvo do governo Japonês e da Interpol, e foi colocado ma lista negra do governo americano, não podendo entrar neste país até aos dias da sua morte. 
Wakamatsu teve oportunidade de assistir às violentas revoluções estudantis em Tóquio durante o final dos anos sessenta e inicio dos anos setenta. Em entrevistas explicou que enquanto filmava o que acreditava ser o confronto final entre estudantes e policias observou que os movimentos estudantis tinham falhado em prevalecer devido a lealdades pessoais a subgrupos dentro do movimento geral. Estas lealdades fragmentaram o foco do movimento e possibilitaram que a polícia superasse a multidão. A conclusão de Wakamatsu era que para que o movimento fosse bem sucedido teria de ser uma revolução radicalmente individualizada, e é essa ideia que ele explora em "Ecstasy of Angels".
Uma montanha russa de violência, sexo e política revolucionária. É isso que define este "Ecstasy of Angels".

Sem comentários: