quarta-feira, 18 de julho de 2018

O Segredo do Bosque Velho (Il Segreto del Bosco Vecchio) 1993

Este conto de fadas ecológico, com actores de carne e osso e animais falantes conta a história de um coronel (Paolo Villaggio) que fica encarregado de uma grande propriedade de florestas até que o seu sobrinho atinge a maioridade. Desconsiderando a tradição local e a práctica do estimado e falecido irmão, o militar decide cortar selectivamente a madeira das árvores mais antigas. É confrontado com os protesto dos espíritos das árvores (Giulio Brogi) e os moradores da cidade, mas sem sucesso destes. Sob a objecção deles liberta um vento imprevisível de uma caverna, e deseja o falecimento prematuro do seu sobrinho para que possa possuir a floresta só para ele. 
Segundo Ermanno Olmi o filme foi feito com extremo cuidado com as imagens, só porque essas imagens não eram apenas um pano de fundo para uma acção física, mas a paisagem, que normalmente é chamada de "pano de fundo", tinha a mesma importância que o actor que estava interpretando. 
O filme era baseado no livro do mesmo nome, da autoria de Dino Buzzati, e com pouco tempo de antena nas salas de cinema, acabou por ser mais visto por alguns festivais. Ganhou o prémios de melhor fotografia em diversos festivais, assim como nos David Di Donatello Awards, prémios considerados os Óscares italianos. 
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: