sábado, 21 de julho de 2018

Cantando por Detrás das Cortinas (Cantando Dietro i Paraventi) 2003

Num quarteirão insalubre e de má reputação no Oriente, há um bordel, um covil cheio de fumo, que atrai ocidentais em busca de prazeres. Em palco, um velho capitão pirata conta a história de uma pirata viúva, a célebre Ching. Clientes e espectadores são transportados para a China do século XIX a bordo do navio da viúva Ching, que depois do assassinato do marido assume o comando dos seus homens para se vingar e lavar a sua honra. Destemida, nem mesmo a armada do Imperador ela teme atacar.
Anos trás David Thomson escreveu o seguinte sobre Ermanno Olmi: "Uma questão paira sobre a obra de Ermanno Olmi, como se ele precisasse de um pouco de paixão ou surrealismo para libertá-lo das aspirações do realismo". Isto notou-se mais no filme anterior do realizador, "A Profissão das Armas", e tornou-se num vendaval em larga escala nesta nova produção do realizador, estreado em Itália de uma forma invulgar, com uma distribuição entre a Mikado e a 01 Distribution.
Este é um filme visionário que eleva a meditação sobre a guerra e a paz iniciada em "A Profissão das Armas" para um nível muito superior. Se alguma crítica pode ser levantada contra o impressionismo neste filme de piratas chinês é que ele muitas vezes tenta envolvê-lo apenas na atmosfera. Filmado em exteriores, em Lake Scutari na fronteira entre Montenegro e a Albânia, é um filme de grande beleza material, que celebra a força da natureza.
O narrador é o actor Bud Spencer, e as legendas são em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: