quinta-feira, 19 de julho de 2018

A Profissão das Armas (Il Mestiere Delle Armi) 2001

Com apenas 28 anos de idade, Joanni de Medici, é já capitão de um armada pontifícia na campanha contra os "Lanzichenecchi" de Carlos V. Devido à sua grande experiência no ofício das armas, torna-se um mito inatingível ainda em vida. No entanto, a introdução das armas de fogo irá traí-lo...
Como é costume, Ermanno Olmo concentra-se nas paisagens cinzentas das suas planícies nativas de Padana, envoltas numa neblina que domina as figuras humanas que se movem através delas, numa atmosfera de melancolia intemporal. Como na sua obra prima maior, "A Árvore dos Tamancos", Olmi tenta, com sucesso, pintar um quadro dos sentimentos e esforços dos personagens, através das armadilhas de uma existência difícil, desprovida de qualquer significado. 
De certa forma é o mais complicado e maduro filme de Olmi, e a sua austeridade e a sua narrativa marginalizante tornam o filme de difícil entendimento. Assemelha-se às biografias históricas de Rosselini, com a acção a ser mostrada muita vezes num ecrã largo, com a produção cinematográfica e as interpretações a serem bastante eficazes.
Passou por vários festivais, incluindo Cannes onde fez parte da selecção oficial.

Link
Imdb

Sem comentários: