domingo, 28 de março de 2021

Junior Bonner, o Último Brigão (Junior Bonner) 1972

 Uma semana com Junior Bonner, um profissional dos rodeos falido, que regressa à sua cidade natal para a feira anual, e para visitar a família que abandonou alguns anos antes. O pai é um sonhador dissoluto determinado a encontrar ouro na Austrália. A mãe está resignada aos objectivos do pai. O irmão destrói o campo para ganhar dinheiro em imóveis. Enquanto o velho Oeste e os seus códigos dão lugar ao progresso, Junior Bonner é um solitário, lacónico, exactamente o que quer ser.
Primeira colaboração entre Sam Peckinpah e Steve McQueen, anterior ao blockbuster de acção "The Getaway" (1972), mostra o lado mais afectuoso destas duas personalidades do cinema. Junior Bonner é o típico protagonista de Peckinpah, um homem em descompasso com um mundo em rápida modernização, que não tem mais espaço para o seu sentido de honra. Um homem que ganha a vida a punir o seu corpo num desporto arcaico, num momento em que a maioria dos competidores já se reformou, morreu, ou mudou para algo menos perigoso. Peckinpah contrasta o espírito aventureiro incansável de Junior com o seu irmão Curly. Este é pragmático onde Bonner é romântico, grosseiro comparado com a integridade do primeiro, e crucialmente rico, quando Bonner anda sempre falido. 
Robert Preston e Ida Lupino são os pais de McQueen. Uma Lupino já com perto de 60 anos que regressava ao cinema, quando o seu palco principal nesta altura era a televisão. Era o seu último filme relevante, nos últimos anos quando regressava ao cinema era sempre em filmes de série B. Espero que tenham gostado deste ciclo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente ciclo!
De todos os Lupino relevantes que me vêm à memória, só um faltou: The Man I Love, do Walsh...
Muito obrigado pelo seu trabalho!
Luís Mira

My One Thousand Movies disse...

Tem razão Luis. Já tinha apresentado esse filme noutro ciclo, mas claro que podia ter incluído de novo:

https://mytwothousandmovies.blogspot.com/2020/04/40-dias-40-filmes-cinema-em-tempos-de_7.html

Venha o novo ciclo. :)

inês Esteves disse...

Esse filme é maravilhoso!
Grande ciclo mesmo!
Obrigada, Chico!
Inês.