sexta-feira, 19 de março de 2021

Beware, My Lovely (Beware, My Lovely) 1952

Helen Gordon (Ida Lupino) é uma extravagante viúva que contrata Howard Wilton (Robert Ryan) para empregado, mas acaba por se arrepender, pois Ryan é um psicopata que, apesar de parecer uma pessoa normal, tem ataques de loucura seguido de amnésia.
Um thriller obscuro em que Ida Lupino volta a encontrar Robert Ryan, um ano depois de "On Dangerous Ground", desta vez pelas mãos de Harry Horner, um jovem realizador que não fez mais de 7 longas metragens. 
Lupino está particularmente bem neste filme, levando a sua personagem de simpática e compreensiva a medrosa, desesperada e resignada, com uma interpretação de bravura. Mas quem rouba o espetáculo é Robert Ryan. Neste filme ele é o vilão perfeito, um papel que dominou ao longo da sua carreira. Mesmo quando interpretava um dos heróis, era sempre o tipo errado de herói. No final dos anos sessenta ele fez duas personagens marcantes em "The Dirty Dozen" e "Wild Bunch". Como não fazia parte dos 12 nem da quadrilha ele simbolizava a figura da autoridade. Mas como se vivia o tempo dos anti-heróis, ele acabava por se tornar o vilão por padrão. 
Segundo consta Lupino dirigiu algumas cenas deste filme, quando a esposa de Horner estava hospitalizada.

Imdb   

Sem comentários: