sábado, 20 de março de 2021

Arrojada Aventura (The Hitch-Hiker) 1953

Roy Collins (Edmond O'Brien) e Gilbert Bowen (Frank Lovejoy) partem para pescar nas montanhas da Califórnia, mas acabam por mudar de planos e decidem ir ao México. No caminho, oferecem boleia a um estranho, sem imaginar tratar-se de Emmett Myers (William Talman), um perigoso bandido procurado nos EUA e conhecido como "o viajante assassino".
"The Hitch-Hiker" foi um dos poucos filmes realizados por uma mulher nos anos 50, e geralmente é considerado o único noir realizado por uma mulher, embora não obedeça directamente a todas as regras do género. Ida Lupino não era apenas uma actriz, mas também a única realizadora no velho sistema de Hollywood, onde fez vários filmes de grande impacto, a maioria deles sobre temas que os outros realizadores tinham medo de lidar. Com "The Hitch-Hiker" era diferente, enfatizava não apenas a crueldade de Emmett mas também os laços de amizade entre os dois reféns do vilão. 
Visualmente ela faz com que o deserto aberto pareça tão ameaçador e tão perigoso como qualquer rua sombria da cidade. Se os noirs urbanos costumam sugerir que as ameaças podem estar escondidas em qualquer lugar, este filme faz o oposto. A ameaça está no banco de trás de carro, e não há forma de se esconderem. 
Filmado em grande parte no deserto da Califórnia, que passava como México, foi feito com um orçamento bastante reduzido, em apenas um mês, com um tempo de duração muito curto. E assim Lupino criou com sucesso todo um mundo de violência e pavor dentro das habituais restrições.

Sem comentários: