segunda-feira, 27 de maio de 2019

Warriors of the Steppe (Zhauzhürek Myng Bala) 2012

No início do século XVIII as tribos Dzungar ocuparam as terras do Cazaquistão e incendiaram as aldeias locais. O menino Sartai testemunha a destruição da sua aldeia pelos guerreiros Dzungar. Anos depois, Sartai(Asylkhan Tolypov) e os seus amigos Taimas (Ayan Utepbergenov) e a mulher guerreira Korlan (Kuralai Anarbekova) vivem nas regiões da montanha com os seus familiares sobreviventes, e visitam uma aldeia num lugar mais baixo no vale. Sartai entra numa competição de wrestling, vence e conhece o chefe da aldeia, mas logo descobre que estas pessoas têm ligações com os Dzungar.
Uma espécie de híbrido da Ásia Central entre "Braveheart" e "300", "Myn Bala" foi o filme escolhido para representar o Cazaquistão nos Óscares, e é uma celebração de um herói guerreiro mítico do início do século 18. O título do filme traduzido para português significa "os mil rapazes" uma referência exagerada a algumas centenas de jovens guerrilheiros que lutaram contra a ocupação dos Dzungares, uma impiedosa tribo Mongol descendente de Genghis Khan. A vitória definitiva contra estes invasores ocorreu na batalha de Anyrakay em 1729, uma data marcante na independência do Cazaquistão. 
Este filme é um épico patrocionado pelo estado, feito para comemorar o 20º aniversário da separação da União Soviética, e classificou-se em segundo lugar nas bilheteiras do país, atrás apenas de "Avatar". Rápido e arrebatador, "Myn Bala" foi feito pelo realizador de acção Akan Sakayev com um orçamento de 12 milhões de dólares, um orçamento enorme para os padrões do pais, mas com uma história que seria difícil de vender para um público estrangeiro.
De notar que o protagonista, o novato Asylkhan Tolypov foi escolhido num casting com cerca de 20 mil participantes. Legendas em inglês. 

Link
Imdb

Sem comentários: