segunda-feira, 13 de maio de 2019

Nomad - A Profecia do Guerreiro (Köshpendiler) 2005

O primeiro blockbuster a emergir do Cazaquistão, "Nomad" conta a história dos primórdios deste país. A história começa no início do Século XVIII, quando as tribos cazaques pacíficas e os nómades se encontram sob ataque quase constante de saqueadores e tribos em guerra, principalmente os Jungars da Mongólia. As tribos devem unir-se para o bem da sua pátria, e muitos, incluindo o sábio Oraz (Jason Scott Lee), acreditam que a sua graça salvadora é um guerreiro que é profetizado para se levantar e levar os seus guerreiros à vitória. Anos mais tarde, este guerreiro chega na forma de Mansur (Kuno Becker) um jovem nobre que vai ser inspirado por Oraz. Os Jungars vão preparar a sua mais impiedosa invasão, e Mansur terá que cumprir o seu destino rapidamente, e tornar-se o grande guerreiro que nasceu para ser.
"Nomad: the Warrior" pode ser melhor descrito como uma ambiciosa confusão, e considerando que a Weinstein Company está envolvida, isso não é de surpreender. Por um lado o filme tem dificuldade em decidir que tipo de público quer atingir. Por um lado dá a impressão de ser um retrato nascido no Cazaquistão, de como é possível um herói unir uma nação. Mas depois, a inclusão de actores ocidentais tornam a história meio confusa. Além de Becker e Jason Scott Lee, vamos encontrar Jay Hernandez, como o melhor amigo de Mansur, e Mark Dacascus, como o principal vilão, o líder dos Jungars.
O filme também foi parado a meio da produção, e retomado depois por outro realizador, pelo que aparecem dois realizadores nos créditos finais, Sergei Bodrov e o checo Ivan Passer, na sua última obra até à data, sendo este filme muitas vezes comparado com "300", de Zack Snyder.
É uma curiosidade para quem quiser conhecer um blockbuster do Cazaquistão, e este tem legendas em português.

Link
Imdb

Sem comentários: