quarta-feira, 22 de maio de 2019

Tulpan (Tulpan) 2008

Nas estepes do Cazaquistão vive o jovem Asa (Askhat Kuchinchirekov) com a sua irmã Samal (Samal Eslyamova) e o seu cunhado Ondas (Ondas Besikbasov). Ondas é um homem duro, cuja vida como pastor o tornou solitário e de poucas falas. Já Asa é delicado e sonhador. Recentemente regressado da Marinha russa, tenta reencontrar o seu lugar dentro da comunidade cazaque: ser pastor e casar com uma mulher que o ame e cuide dele para o resto da sua vida. Mas, para que isso seja possível, terá de conquistar a simpatia de Tulpan, a única rapariga disponível de toda a planície. Porém, o amor entre os dois parece não querer acontecer e o jovem vai ter de encontrar uma outra maneira de encontrar a felicidade…
"Tulpan" primeira longa metragem de ficção do etno-documentarista russo Sergei Dvortsevoy, vencedor do prémio "Un Certain Regard" em Cannes, é uma ficção fundada num poderoso sentido de lugar, e aquele lugar, as estepes desérticas do sul do Cazaquistão, poderia facilmente ser noutro planeta. Ao contrário das obras anteriores do realizador, o filme não é um documentário, mas é um relato dramático de uma situação documental. Ausência é o principio do fundamento, e o filme vai buscar o nome ao nunca visto objecto das afeições de Asa, a única donzela casável daquele território.
Dvortsevoy consegue atingir um grande nível de realismo com os seus cenários e com o magnifico elenco. As planícies empoeiradas da estepe são uma personagem dominante que influencia fortemente a direcção da história. Uma subtrama envolve ovelhas desnutridas, é um resultado directo das dificuldades infligidas pelo temível clima que atingiu as planícies. 

Sem comentários: