segunda-feira, 20 de maio de 2019

The Gift to Stalin (Podarok Stalinu) 2008

Do pós-guerra soviético às paisagens remotas do Cazaquistão, "The Gift to Stalin" retrata eventos locais raramente vistos no cinema. Em 1949, num comboio para o Oeste cheio de prisioneiros políticos e pessoas indesejáveis, o jovem judeu Sashka (Dalen Shintemirov) é separado da família
moscovita, e segue para um destino obscuro e é levado para o Cazaquistão rural, onde é contrabandeado para um sitio seguro por um homem chamado Kasym. Transportado para as estepes selvagens Sashka encontra uma comunidade improvisada de exilados, que inclui uma bela condenada, um doutor polaco, e uma série de órfãos do deserto.
O filme de Rustem Abdrashev é ao mesmo tempo épico e intimista, tentando captar todo o momento histórico bem como o amadurecimento de um rapaz resiliente. Abdrashev tem a confiança necessária para criar uma atmosfera pacientemente. Uma rara pequena história passada num grande momento, poético tanto na fotografia de Khasanbek Kydyraliev como no argumento de Pavel Finn. 
Narrado por  Sashka como um adulto residente em Israel, "The Gift to Stalin" luta para criar uma família sob o domínio da opressão, aqui representada por um polícia importante e pomposo, governando a aldeia pelo medo, e, no caso de Vera, pelos abusos sexuais. 
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: