segunda-feira, 6 de maio de 2019

A Estrada (Jol) 2001

Um realizador chega a uma encruzilhada na sua vida e na sua arte quando descobre que a sua mãe pode estar a morrer, neste drama com toques cómicos do realizador Darezhan Omirbayev. Amir Kobessov (Djamshed Usmonov) é um muito respeitado realizador do Cazaquistão que está a sofrer, tanto profissionalmente como pessoalmente, uma crise de confiança. Amir começa a perguntar a si próprio se o público ainda está interessado no seu trabalho, e tem um pesadelo recorrente em que a estreia do seu último filme é preterida a um épico de baixo orçamento. Em casa o casamento também não está bem, e luta com a sua esposa para o conseguir manter de pé. Quando Amir recebe a notícia de que a sua mãe está gravemente doente, ele parte no carro para visitá-la na pequena aldeia onde nasceu. Ao longo do caminho vai examinando o seu passado enquanto tenta aceitar um futuro incerto.
Este filme de Darezhan Omirbayev celebra abertamente o seu amor pelo cinema. Não só o filme é dedicado aos seus compatriotas realizadores do Cazaquistão, como o herói principal é interpretado por um outro realizador do seu país, Jamshed Usmonov, de quem veremos dois filmes futuramente neste ciclo, e que tem um capítulo, muito interessante, dedicado a si, no livro que vos ofereci no post abaixo.
O filme é um clássico exemplo de um "road movie", em que o movimento de Amir pelo espaço (as estepes do Caziquistão) permite que ele revisite a jornada da sua vida. O passado, no entanto, não está na distante aldeia da sua infância, mas sim, é regido por duas obsessões: sexo e cinema. Os pensamentos de Amir raramente regressam à sua mãe, ou ao seu passado na pequena aldeia, durante a viagem, e quando regressam, são marcados por ausência de ligações.
Em 2002 foi exibido no Festival de Cannes, integrado na selecção oficial "Un Certain Regard". Creio que nunca foi exibido em Portugal ou Brasil, por isso adaptei o nome do filme em português livremente, já que o título internacional é "The Road".
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: