terça-feira, 28 de maio de 2019

Student (Student) 2012

A acção desenrola-se no moderno Cazaquistão. O protagonista é um jovem estudante de filosofia que aluga o quarto de um porão de uma mulher idosa, e vive nos subúrbios sofrendo de uma enorme falta de dinheiro e da solidão. O estudante anda stressado pela atmosfera circundante de pobreza e da ideologia da competição da sobrevivência total, e a divisão das pessoas em ricos e pobres, fortes e fracos...e influenciado por tudo isto, resolve a loja de conveniência mais próxima que frequenta de tempos a tempos…
Em "Student" o autor do Cazaquistão Darezhan Omirbaev continua uma tendência recente de adaptar os titãs da literatura russa, à realidade da Àsia Central dos dias actuais. O filme reproduz a narrativa básica de "Crime e Castigo", de Fyodor Dostoyevsky para os subúrbios sombrios de Almaty, empregando-lhe a história de um universitário sem dinheiro que mata um comerciante ganancioso num  mundo invadido pelo capitalismo que emergiu na paisagem pós-soviética da terra natal do realizador Omirbaev. 
Há momentos no filme em que a técnica e as qualidades formais do realizador brilham, valendo-lhe comparações a Bresson, enquanto que outras assemelham-se a Tarkovsky, no seu sentido poético do misticismo, mas o filme também recebeu algumas críticas negativas que consideraram o seu trabalho uma fachada.
Estreou no Festival de Cannes de 2012, onde foi selecionado para a secção "Un Certain Regard". Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: