domingo, 19 de maio de 2019

Native Dancer (Baksy) 2008

Aidai, a baksy, ou feiticeira, vive nas montanhas e ajuda as pessoas. Ela usa acções misteriosas para curar os doentes, e dar filhos aos casais inférteis. À medida que as forças capitalistas começam a invadir a tradição, a primeira baixa é herança mais fundamental da cultura - a terra. A curandeira tem de deixar a sua terra porque alguém acha que ela é ideal para um posto de gasolina Uma dura batalha entre o "bem" sobrenatural e o "mal" natural, segue-se.
"Native Dancer" é um filme estranho. Meio realismo mágico, meio filme de gangsters, com alguns momentos de comédia introduzidos pelo primo de Batyr. A realizadora Gulshat Omarova, de quem já tínhamos visto "Shiva" neste ciclo, faz um grande uso da paisagem do Cazaquistão, e também do Uzbequistão. Não é difícil acreditar em magia em terras como estas, e a realizadora ainda escolheu alguns habitantes locais para participar no filme. A curandeira Aidai é interpretada por uma curandeira verdadeira, de nome Neisipkul Omarbekova.
O argumento foi escrito a meias pela realizadora e pelo russo Sergei Brodov, de "Nomad", e mais ou menos a meio desliga-se do misticismo e passam para o suspense, quando uma das personagens é raptada. Estas sequências dão uma mudança refrescante na ênfase do filme, que nunca fica sem rumo, e segue sempre pelo caminho certo. 
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: