sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Trilogia Cinemascope (Cinemascope Trilogy) 1997-2001

L’Arrivée (1997-8), Outer Space (1999) e Dream Work (2001) formam esta série de filmes chamada de "trilogia CinemaScope", realizada por Peter Tscherkassky. Nos três casos, são filmes de found footage, que utilizam um material estrangeiro, imagens "encontradas". Para L’Arrivée, foram retirados alguns planos de Mayerling (dir. Terence Young, Inglaterra, 1969) e os outros dois episódios retiram imagens do thriller The Entity (dir. Sidney J. Furie, EUA, 1983).
O elemento formal que liga a trilogia é uma técnica à mão e frame a frame para a película por revelar. Através deste processo, somos capazes, literalmente, de perceber o mecanismo central através do qual os sonhos produzem significados, o "trabalho dos sonhos," como observou Sigmund Freud: descontextualização [Verschiebung] e a condensação [Verdichtung]. A nova interpretação do material original tem lugar através da sua "deslocação" do contexto original e a sua posterior "condensação" por via de múltiplas exposições.
O filme de found footage tem uma longa tradição no cinema de vanguarda, tradição essa que começa nos anos 20 com os filmes de Joseph Cornell e Len Lye. A trilogia CinemaScope distingue-se pela transformação específica à qual submetemos o material de partida durante a realização desses filmes. 

 L’Arrivée (1997-8)
Link
Imdb

Outer Space (1999)
Link
Imdb

Dream Work (2001)
Link
Imdb

Sem comentários: