domingo, 19 de fevereiro de 2017

Super Fly (Super Fly) 1972

Super Fly, aka Priest, é um traficante de droga que começa a aperceber-se que a sua vida vai acabar, e em breve, na prisão ou morto. Ele decide fugir desta vida fazendo o seu último golpe, transformando a cocaína em dinheiro, e fugindo para uma nova vida. O problema é que a Máfia não tem um plano de reforma para os seus homens, e não lhe vai dar hipótese de escolher entre ficar e continuar a vender, ou ir embora tranquilamente.
Dirigido por Gordon Parks Jr, "Super Fly" apresenta-se como um dos filmes mais dignos do movimento da "blaxpoitation", no momento do seu auge, no inicio dos anos 70. Ao contrário de outros filmes seus contemporâneos, como o popular "Shaft", este filme trás uma abordagem mais profunda ao movimento e contém menos violência. A fotografia de James Signorelli é particularmente inteligente, e traz-nos uma abordagem das ruas de uma pequena cidade. A montagem funciona muito bem com a banda sonora de Curtis Mayfield, particularmente numa sequência. O ritmo é lento, mas isso dá-nos tempo para compreender as motivações do personagem principal, interpretado por Ron O´Neal. Mesmo as tão esperadas cenas de sexo são menores neste filme, e nós somos levados a acompanhar o personagem de O´Neal enquanto ele tenta arranjar uma forma de saír das ruas. 
Ao contrário de muitos filmes de gangsters revisionistas que nos nos alinham claramente com o vilão,  "Super Fly" nunca é muito claro, nesse aspecto. A frustração de Priest com as limitações sociais faz sentido, mas ele ainda é um traficante de drogas que trata os outros com desdém quando o contradizem. Tem uma mulher atenciosa ((Sheila Frazier), mas também a engana. Ron O'Neal tem um desempenho extremamente eficaz no papel de Priest, e embora a maioria das restantes personagens serem bastante insultantes, O'Neal injecta um lado humano à sua personagem que nos mantêm do lado dele até ao fim do filme. 
Era o filme de estreia de Gordon Parks Jr, filho de Gordon Parks, o realizador de "Shaft". Faria apenas 4 filmes, acabando por falecer poucos anos depois, vítima de um acidente de aviação.

Link
Imdb

Sem comentários: