quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Três Curtas

Rose Hobart (Rose Hobart) 1936
"Rose Hobart", é uma montagem de 19 minutos retirada do filme de 1931 da Universal Pictures, "East of Borneo", e de outros filmes, que parece um estudo sobre o movimento que retrata as ondulações da água depois de uma grande pedra ser atirada a uma lagoa. Nas raras ocasiões em que é exibido o filme mudo, acompanha-o uma gravação de "Holiday in Brazil" (1957), do compositor brasileiro Nestor Amaral, que contribui com algumas canções não autorizadas para "The Gang’s All Here" (1943), com a sua compatriota brasileira Carmem Miranda. O realizador Joseph Cornell viria a projectar o filme a uma velocidade mais lenta através de um filtro azul, embora anos mais tarde usasse um filtro côr de rosa.
Joseph Cornell era um pioneiro que trabalhou e influenciou com cineastas da vanguarda como Stan Brakhage e Rudy Burckhardt."Rose Hobart" é o seu filme mais conhecido.

Alone. Life Wastes Andy Hardy (Alone. Life Wastes Andy Hardy) 1998
Mickey Rooney e Judy Garland são clonados num musical experimental. O ponto de partida é uma série de cenas dos dias em que ambos eram adolescentes dos dias da série de musicais familiares de Busby Berkeley. Estes são colocados numa nova ordem, e perante os nossos olhos andam para trás e para a frente num adágio suave. 
Durando apenas 15 minutos, e consistindo inteiramente de pedaços de filmes retirados das comédias de adolescentes de Andy Hardy, "Alone. Life Wastes Andy Hardy", de Martin Arnold é uma pequena obra-prima, uma curta experimental que desconstrói o cinema narrativo separando as cenas dos filmes de Hollywood frame a frame, repetindo cenas chaves em movimentos tão lentos que revelam subtextos ocultos criando novos significados para momentos anteriormente inócuos.

The Film of Her (The Film of Her) 1997
"The Film of Her" baseia-se na história do funcionário da Biblioteca do Congresso que guardou um cofre de bobines, documentando os primeiros dias do cinema, do incinerador. Um magnifico tributo à origem das formas de arte, esta curta de 12 minutos é atravessada pela memória deste homem, que fixou na sua mente desde a infância a imagem de uma mulher que viu num filme pornográfico dos primeiros tempos. "The film of Her" é o que leva o funcionário a salvar os filmes, essa memória colectiva, e também serve como ponto focal para os pensamentos de Bill Morrison sobre a experiência pessoal e o acontecimento histórico.
Bill Morrison criou uma filmografia de mais de trinta trabalhos que foram apresentados em cinemas museus e galerias pelo mundo inteiro. Fazendo uso de imagens de arquivo raras, muitas vezes danificadas pelo passar do tempo, Morrison explora o poder do filme como um meio que evoca a memória e dá origem a um senso de mitologia colectiva.
Imdb

Sem comentários: