terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Tom, Tom, the Piper's Son (Tom, Tom, the Piper's Son) 1969

"Tom, Tom, the Piper’s Son" de Ken Jacobs, é uma remontagem seminal de uma curta de 1905, com o mesmo título, que transforma o que era essencialmente uma cena de perseguição prolongada apresentando uma multidão cómica de aldeões numa meditação sobre a forma como vemos os filmes. Certamente que o filme reforça a noção tão profetizada de que um dos objectivos do cinema de vanguarda é treinar o espectador para ver ver cinema, e o próprio mundo, com outros olhos. Depois de nos fornecer a curta no seu formato original Jacobs re-expõe o filme ao público continuamente, mostrando uma miríade de detalhes que seriam impossíveis de se notar em apenas uma visualização, andando para trás e para a frente, fazendo zooms, para chamar a atenção do espectador. A partir destes close-ups vai-se criando uma perspectiva alternativa sobre os eventos da curta, mostrando que a linguagem cinematográfica não é tão linear como parece.
A abordagem de Jacobs tem o curioso efeito de simultaneamente abstrair e detalhar o conteúdo do filme que assistimos. Como espectadores, ficamos  a par dos detalhes que nos escaparam na nossa visão inicial, cuja memória coloca um número surpreendente de elementos no contexto. 
Ken Jacobs é um pintor expressionista abstracto de Nova Iorque, que se arriscou pelo mundo do cinema experimental, com uma carreira que já dura desde os anos cinquenta até aos dias de hoje.

Link
Imdb

Sem comentários: