domingo, 11 de julho de 2021

The Youth of Maxim (Yunost Maksima) 1935

 Um dos primeiros filmes sonoros produzidos nos estúdios russos,  debruça-se sobre a mudança de um simples camponês para um revolucionário experiente. O filme é representativo da politização do cinema soviético ocorrida no século de 1930, que alguns criticos acharam perturbador, pois o seu objectivo era tornar o blochevismo mais atraente. Planeado para ser a primeira de uma trilogia, a acção passa-se na Rússia czarista durante os anos de 1905-07, antes da monarquia ser derrubada e o Partido comunista assumir o poder. Na essência o trabalhador recebe a sua educação na cidade ao ver os seus melhores amigos vitimizados ou mortos pela polícia e pelo sistema capitalista. É prese sem motivos legais durante algum tempo e depois solto, saíndo da prisão amargurado e cheio de zelo revolucionário, juntando-se ao movimento socialissta do submundo.
Em Detroit, em 1935, o comissário da policia declarou que o filme "The Youth of Maxim" era pura propaganda comunista e provavelmente instaria o ódio de classe ao governo e à ordem social dos Estados Unidos. O comissário impediu a exibição do filme sob a autoridade de um decreto municipal que permitia a proibição de filmes que fossem imorais ou indecentes. Um exibidor chamado Schuman contestou a decisão numa acção movida  no tribunal do condado de Wayne, e pediu um mandado para obrigar o comissário emitir a licença. O tribunal viu o filme e recusou-se a emitir uma ordem com o fundamento que existia abuso por parte do comissário da policia. Depois o exibidor apelou para o Supremo Tribunal de Michigan que reverteu a proibição. Depois de muita lura em tribunal o filme acabaria por ser exibido em Detroit.
Legendas em inglês.

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi pensado e faz mesmo parte de uma trilogia, a célebre "Trilogia de Maximo" realizada entre 1935 e 1937 por Gregori Kozintsev e Leonid Trauberg, baseada em idênticas trilogia de Maximo Gorki, que por cá se chamou, se a memória não me falha, "A Juventude de Máximo ", "As Minhas Universidades" e "Ganhando o Meu Pão ".
Um dos grandes sucessos do "cinema oficial" soviético.
Atendendo ao seu interesse histórico e à reduzida visibilidade, seria excelente se as restantes duas partes também por aqui passassem... :) :).
Um abraço!
Luís Mira