sexta-feira, 16 de julho de 2021

O Grande Ditador (The great Dictator) 1940

 "O Grande Ditador", o primeiro filme falado de Charles Chaplin, marcava o seu regresso ao cinema depois de um hiato de 5 anos, que seguiram a estreia de "Tempos Modernos", o seu último filme mudo. Um dos dois únicos filmes americanos que condenaram Adolf Hitler e o partido Nazi antes do envolvimento dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. O filme abre com um aviso: "Qualquer semelhança entre o ditador Hynkel e o barbeiro judeu é pura coincidência", e é construído à volta de um caso de identidade equivocada em que um barbeiro judeu é confundido com um ditador. Feito como uma sátira ao lider alemão nazi Adolf Hitler, cujo Terceiro Reich ainda era pouco conhecido nos Estados Unidos, o filme detalha a ascenção de Adenoid Hynkel, um soldado humilde da Primeira Guerra Mundial, que se torna no ditador implacável num país chamado Tomania. O vulgar Hynkel usa um bigode de escova de dentes e cria uma máquina de guerra agressiva e anti-semita. 
Os Estados Unidos ficariam mais um ano fora da guerra quando da estreia deste filme, e muitos americanos, entre eles Chaplin, ainda não se tinham apercebido do horror do reinado de Hitler. Portanto, o seu ditador é um pouco tolo, infeliz e humano. Napaloni, o ditador de Bacteria (inspirado no ditador Mussolini, aliado de Hitler) é igualmente tolo, deixando o público especular que, se os tolos comandam regimes totalitários, eles não podem ser muito perigosos. Algumas das palhaçadas mais divertidas acontecem quando Hynkel conhece o seu aliado Napaloni e tenta impressioná-lo portando-se como um intelectual em todas as reuniões.
"O Grande Ditador" era claramente um ataque a Adolf Hitler e ao seu regime nazi, que criou preocupações dos dois lados do Atlântico, mesmo antes de estar terminado. Ainda em 1938 os censores britânicos e o consulado alemão entraram em contacto com o Hays Office para dizer que ia ser feita uma sátira a Hitler, e isso podia não caír bem. Joseph Breen ainda não tinha sido informado dos planos de filmagem, mas manteve-se atento. Não seria então de surpreender que o filme fosse banido na estreia, nos Estados Unidos, e em vários países como Espanha, Perú e Japão, que anunciou que todos os filmes anti-nazis seriam banidos neste país.

Sem comentários: