terça-feira, 20 de julho de 2021

A Terra dos Homens Perdidos (The Outlaw) 1943

"The Outlaw" contava mais uma vez a relação entre Doc Holliday, Billy the Kid, o xerife Pat Bonner e Rio, uma meia-nativa americana que é namorada de Doc Holliday. Garret é o novo Xerife de Lincoln, New Mexico, e fica a saber que o velho amigo Doc Holliday está de passagem pela cidade. Embora Doc tenha uma uma reputação de causar sarilhos o xerife está satisfeito com a sua visita, mas Doc acaba por fazer amizade com Billy the Kid, um dos criminosos mais procurados das redondezas, e traír a confiança do Xerife. No meio desta nova amizade vai estar Rio, a rebelde namorada de Doc. 
"The Outlaw" foi o objecto da luta final de Joseph Breen como líder da PCA, e a sua disputa com Howard Hughes sobre o filme levou-o à renuncia. Como o filme era independente Hughes não precisava de enviar o argumento com antecedência ao Conselho de Revisão do Código de Produção, mas resolveu fazê-lo de qualquer forma, e quando Breen leu o argumento listou mais de 100 alterações entre diálogos e interacões entre as personagens. Queria que todas as sugestões de um relacionamento sexual entre Doc e Rio fossem suprimidas, e todas as referências de assassinatos a sangue frio de Billy fossem retiradas. Mais tarde, quando Breen viu o filme, chegou à conclusão que não só a maioria das sugestões tinham sido ignoradas como também ficou possesso pela forma como Hughes explorou os dotes físicos da actriz que interpretava Rio, Jane Russell. Breen insinuou que Russell só tinha ficado com o papel por ser a nova namorada de Hughes, e que tinha sido dada demasiada ênfase aos seios voluptuosos da actriz. Hughes concordou com algumas alterações sugeridas de Breen, e cobrir um pouco mais o corpo da actriz, mas voltou a ignorar mais uma série de exigências. Depois de muitas discussões foi emitido finalmente um selo para o filme.
O filme estreou num único cinema de São Francisco a 5 de Fevereiro de 1943, acompanhado por gigantes cartazes de uma Jane Russell escassamente vestida, espalhados por toda a cidade. O marketing causou mais protestos do que o filme, com grupos  religiosos e cívicos a escreverem para Hays para reclamar do retrato nojento da figura feminina. Os outros estúdios também protestaram porque viram no esquema de Hughes uma forma de concorrência desleal. O filme foi retirado de exibição quando a polícia emitiu mandados de prisão, e desapareceu do mapa durante alguns anos. Terminada a Segunda Guerra Mundial Hughes lançou o filme novamente com uma nova campanha publicitária. A PCA retirou o selo de aprovação, e Hughes processou a MPPDA tendo ganho no tribunal. Apesar de muitas contrariedades o filme estrou finalmente e acabou por ser um grande sucesso, apesar de ter estreado com o "C" de "condemened".


Sem comentários: