sábado, 24 de julho de 2021

Herança Cruel (Pinky) 1949

A história, adaptada de um livro de Cid Rickets Sumner, foi primeiro concebida como um filme chamado "Quality". A personagem principal é Patricia Johnson, uma mulher negra de pele mais clara, de alcunha Pinky, nascida no Mississipi numa altura de grandes preconceitos raciais. Depois de acabar o colégio vai para Boston para fazer um grau em enfermaria e trabalhar, num sitio onde passa por "branca". Apaixona-se por um doutor que não sabe nada do seu passado nem família. 12 anos mais tarde regressa ao sul, a casa da avó...
As acções do anticomunista HUAC, que investigava todas as possibilidade de deslealdade ao governo colocaram muitos realizadores nervosos no final dos anos 40, e uma tendência promissora de filmes com conteúdo social foi interrompida. "Quality", tal como outros filmes que expunham a dura realidade do racismo, estavam entre os que os argumentistas comunistas consideravam ser um importante passo na luta contra o racismo, mas estes filmes também deixavam outros americanos preocupados, o que levaria uma investigações da HUAC, mais agressivas. HUAC queria dizer House Un-American Activities Committee. A 20th Century Fox arquivou os seus planos para "Quality", que tratava em detalhes o tópico volátil inter-racial, mas encarregou Pjilip Dunne de reescrever o argumento e minimizar severamente o livro para depois renomear o filme para "Pinky". O filme foi exibido nos cinema de todo o país sem problemas, até em locais onde o racismo era mais proeminente, mas não passou nos censores de Marshall, no Texas. 
A cidade tinha nos livros um estatuto que permitia aos funcionários locais agirem como uma agência de censura de filmes, com poderes para pré-visualizar todos os filmes que pudessem ser exibidos publicamente e rejeitar todos os que fossem de um carácter a ser prejudicial aos interesses da cidade. E foi assim que o operador de um cinema da cidade, chamado Gelling, foi condenado por uma contravenção ao violar o estatuto local e ter mostrado o filme. Foi assim que nasceu um dos casos mais mediáticos em tribunais americanos, "Gelling vs. State of Texas.

Sem comentários: