sexta-feira, 2 de julho de 2021

Escravos do Desejo (Of Human Bondage) 1934

"Of Humam Bondage" é uma adaptação do romance homónimo de W. Somerset Maugham, e conta a história de Philip Carey, um jovem sensível cujo primeiro sonho é tornar-se um artista. Em França um instrutor de pintura diz-lhe que ele não tem habilidade para se tornar um grande pintor, então decide ir estudar medicina para Londres. Lá, um amigo pede-lhe para saber o nome de uma empregada de mesa, mas ele acaba por se apaixonar por ela.
A RKO anunciou este filme com o seguinte slogan: "O amor que levou um homem ao paraíso...e o atirou para o fundo". Esta provocativa propaganda refletia o tema do filme, que falava do amor obsessivo de um jovem estudante de medicina por uma prostituta. Quando a RKO apresentou o argumento pela primeira vez, baseado no livro de Maugham, Joseph Breen, o chefe da PCA, alertou logo que o assunto era altamente ofensivo, porque no livro a desleixada prostituta tinha sífilis. Breen exigiu que o estúdio mudasse a sua doença para tuberculose,  e que a personagem fosse menos desleixada. Depois da RKO fazer todas as alterações pedidas por Breen e do filme receber o selo de aprovação da PCA, a versão final não atendeu às exigências da Catholic Legion of Decency (LOD), em Detroit, Pittsburgh, Omaha e Chicago, e o filme seria banido nessas cidades. 
Embora o LOD tivesse sido extremamente eficiente a banir filmes anteriores, "Of Human Bondage" parecia exercer uma atração mais forte na imaginação dos católicos. Um elemento da MPPDA foi enviado para avaliar o impacto do LOD em 20 cidades dos Estados Unidos, e quando chegou a Baltimore estava a ser exibido "Of Human Bondage", que tinha sido banido nas cidades que eu referi em cima. O resultado é que o filme estava a bater recordes de espectadores, e o facto dele ter sido proibido em várias cidades só lhe trouxe publicidade positiva, acabando por trazer mais gente a ver o filme que em outras circunstâncias. 
Legendas em inglês.

Sem comentários: