segunda-feira, 5 de julho de 2021

O Aventureiro de Florença (The Affairs of Cellini) 1934

Passado na Florência do Século 16, em Itália, o filme, baseado na peça "The Firebrand", de Bess Meredyth, pretende relatar a vida amorosa do ourives e escultor Benvenuto Cellini (1500-71). O filme foca-se nas ligações sexuais dos artistas do período do Renascimento. A história envolve o que se pode chamar de um quadrilátero amoroso invocando Cellini, uma camponesa chamada Ângela, o duque de Florença, e a sua esposa. Cellini está apaixonado por Ângela, que é amante do duque, e a esposa deste está apaixonada por Cellini. 
Um dos primeiros filmes produzidos por Darryl F. Zanuck depois de saír da Warner Bros e fundar a 20th Century Fox, que lançaria muitos dos seus filmes através da United Artists.Como um acto contra o que ele considerava ser um clima de cada vez maior restrição e censura, resolveu não se associar ao MPPDA, ou com a Associação de Produtores de Cinema (AMPP), filial da costa oeste da MPPDA. Ao não ingressar em nenhum destes grupos poderia evitar enviar o argumento para o SRC, que poderia aprovar ou sugerir alterações que iriam atrasar a produção. Ao contrário dos outros estúdios membros, Zanuck fez o filme de acordo os seus próprios padrões. Apesar de o ter de submeter na mesma ao SRC, sujeito a modificações, a maioria dos cinemas americanos da altura estavam ligados ao MPPDA, e tinham concordado não exibir filmes sem o selo de aprovação destes. 
O chefe da SRC, Joseph Breen, criticou o filme por estar repleto de comportamentos lascivos e depravados, e criticou os personagens pessoas libidinosas que se envolvem em sexualidade promiscua. Antes que o filme pudesse receber o selo de aprovação da PCA, Zanuck teve de cortar cenas de abraços apaixonados, e outras que colocavam os personagens sugestivamente perto, ou em quartos. Depois de finalmente o filme receber o selo da pureza do PCA foi finalmente exibido nos cinemas, mas foi colocado na lista negra da diocese católica de Chicago. Em 1934 Chicago tinha o mais poderoso dos censores locais, bem como uma das maiores populações católicas romanas. O Cardeal de Chicago condenou o filme como imoral, e deu-lhe a classificação C, e alertou os católicos que enfrentariam a condenação eterna se vissem o filme. Um grande número de católicos boicotaram o filme, que acabou por ser um insucesso.
Legendas em espanhol.

Sem comentários: