terça-feira, 29 de junho de 2021

Êxtase (Ekstase) 1933

Realizado na Checoslováquia em 1933, "Ecstasy" é um filme sobre a frustração sexual e o esforço de uma mulher para ultrapassá-lo. A protagonista, Eva, casou-se com um homem mais velho. Pouco depois de casar, Eva descobre que o marido é obcecado com a ordem na sua vida, e é impotente. Desanimada e infeliz pede o divórcio, e volta para casa dos pais. Um dia quando nada nua num lago é vista por um jovem que se apresenta, e os dois vão se apaixonar.
"Ecstasy" foi anunciado com o seguinte slogan: "O filme mais falado no mundo", um rótulo que ganhou por causa de duas sequências: uma em que a protagonista nada nua num lago, e outra em que a câmara se fecha no rosto de Eva no momento que parece ser o instante do climax sexual. Por estas duas sequências o filme estava condenado desde a sua estreia. A estrela, creditada como Hedy Kiesler, antes de mudar o seu nome em Hollywood para Hedy Lamarr, casou-se com um milionário austríaco logo depois de terninar as rodagens, que tentou comprar todas as cópias do filme para impedir a sua circulação, embora sem sucesso.
 Em 1934 Mussolini violou a lei da censura para que o filme fosse mostrado no festival de Veneza, mas o Vaticano levantou objecções. Com o filme a ser muito falado pelo mundo fora, o distribuidor americano Samuel Cummins tentou importar o filme para os Estados Unidos, mas falhou quando os agentes da Alfândega o aprenderam de acordo com a Lei de Tarifas de 1930, que permitia a apreensão de qualquer material importado considerado obsceno, enquanto se aguarda uma decisão judicial. Foi a primeira vez que as leis aduaneiras foram usadas para impedir que um filme entrasse nos Estados Unidos. Só uma segunda versão foi aprovada, e o filme acabaria por estrear finalmente em Abril de 1936 em território americano. 

3 comentários:

inês Esteves disse...

Este filme é tão lindo!

inês Esteves disse...

E a Hedy Lamarr, além de lindíssima, era uma inventora!

Anónimo disse...

Boa noite. Link off... pode atualizar, obrigado
TD