sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Retiradas do Mundo (Ladies in Retirement) 1941

Londres, finais do século XIX. Tensões emergem entre a actriz aposentada Leonora Fiske e a empregada Ellen Creed (Ida Lupino) quando esta convida as irmãs Emily e Louise para uma visita à mansão vitoriana onde residem. Tudo pode acontecer. Mas até mesmo um assassinio?
Ida Lupino uma vez intitulou-se a ela própria de "Bette Davis dos pobres", mas na verdade o seu talento estava à altura da actriz lendária, e neste filme em particular as semelhanças entre as duas eram notáveis. Ida tem uma das suas melhores interpretações como a forte Ellen, que em desespero para proteger as irmãs que ama comete um crime, mas o tem vai consumi-la de remorsos e medo.
"Ladies in Retirement" originalmente estreou nos palcos de Londres em 1940, com Flora Robson no principal papel. A Columbia Pictures comprou os direitos nesse mesmo ano, com o objectivo de ser um veículo para uma das suas principais estrelas, Rosiland Russell, que três anos antes tinha conseguido grande sucesso com um thriller de atmosfera semelhante, "Night Must Fall".  No entanto o papel iria parar às mãos de Lupino, com Isobel a repetir o seu papel da peça.
Embora relativamente obscuro hoje em dia, foi um filme bastante aclamado na altura da estreia, tendo sido nomeado para dois Óscares e merecendo lugar entre outros filmes misteriosos da época, como "Gaslight" ou "The Picture of Dorian Grey". Intenso e silencioso, é um óptimo trabalho de Charles Vidor.

Sem comentários: