terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Sherlock Holmes Contra Moriarty (The Adventures of Sherlock Holmes) 1939

O Professor Moriaty arquitecta um plano para roubar as jóias da coroa na Torre de Londres. Para que não seja impedido por Holmes, Moriaty envolve-se em num assassinato para que o detective se distraia com o caso enquanto o professor realiza o roubo.
Entre 1939 e 1946 foi produzida uma série de 15 filmes sobre o lendário Sherlock Holmes e o seu fiel companheiro Watson, interpretados por Basil Rathbone e Nigel Bruce. Os dois primeiros filmes foram produzidos pela 20th Century Fox, passando depois para a Universal, que produziu os restantes, sempre com o mesmo par de actores. Estes dois primeiros filmes são passados no período vitoriano adequado de Doyle, os restantes, da Universal, são passados no período da Segunda Guerra Mundial.
O filme de hoje, é o segundo e último da Fox, por isso passado ainda na era vitoriana, e era vagamente baseado numa peça de William Gillete. George Zucco interpreta um magnifico Professor Moriaty, o vilão de serviço, força motriz do filme, enquanto que uma novinha Ida Lupino, então com 21 anos interpreta a donzela em perigo, numa combinação vencedora de contenção e resiliência. Realizado por Alfed L. Werker.

Sem comentários: