quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Acabou o Nevoeiro (Out of the Fog) 1941

Os pescadores Jonah Goodwin e Olaf Johnson enfrentam o gangster Harold Goff, que quer extorquir dinheiro aos dois homens, em troca de "proteção" do barco da sua propriedade. Com medo de denunciá-lo à justiça, os dois homens decidem resolver o problema pelas próprias mãos.
"Out of the Fog" (1941), adaptação para o cinema por Robert Rossen, Jerry Wald e Richard Macaulay da peça de Irwin Shaw "The Gentle People", escrita para o The Group Theater de Nova Iorque em 1939, com realização de Anatole Litvak, e direcção de fotografia de James Wong Howe. A produção diluiu tanto a crítica contundente da peça incisiva ao capitalismo e às intenções antifascistas, que o resutlado final inventado acaba por ser desilusão, com os heróis a parecerem tão amorais como a sua vítima. 
"Out of the Fog" era um exemplo de como Hollywood lidava com adaptações de trabalhos com conteúdo político durante a era do código de produção. Segundo o código de produção todos os criminosos deveriam ser punidos, o que significava que o final tinha de ser alterado em relação à peça original.
Um óptimo elenco, com John Garfield, Thomas Mitchell, Eddie Albert, e Ida Lupino, como filha de um dos pescadores, e graças ao seu estatuto de estrela teve honras de créditos em primeiro lugar.

Sem comentários: