sábado, 20 de fevereiro de 2021

O Último Refúgio (High Sierra) 1941

Roy Earle sai da prisão depois de estar oito anos preso, e é procurado por um chefe do crime, que o contrata para roubar um hotel na Califórnia. O assalto, entretanto, não sai como planeado, e Earle é forçado a fugir para as montanhas da Sierra Nevada.
Raoul Walsh realizou, e John Huston escreveu o argumento deste clássico de gangsters, baseado num romance do co-argumentista W.R. Burnett, que permitiu a Humphrey Bogart se tornar num protagonista de pleno direito. Walsh pega numa história dos clássicos westerns e transpõe-a para o género gangster, que mais tarde iria refinar em "White Heat"(1949).  O cinismo faz parte de Bogart, e há muito disso neste filme, e provavelmente foi isso que o catapultou para o sucesso. O seu personagem não é malicioso, embora use a violência contra todos que atravessam no seu caminho.
Ida Lupino volta a ser a co-estrela de Bogart, depois do sucesso de "They Drive by Night", igualmente realizado por Raoul Walsh. Devido à prestação dela no filme anterior, o Estúdio resolveu colocar o nome de Lupino em primeiro lugar nos créditos, mas sem dúvida que o filme é de Bogart. Os dois aparecem à frente de um grande elenco, que inclui Alan Curtis, Arthur Kennedy, Joan Leslie, e Cornel Wilde. 

Sem comentários: