terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Dogma (Dogma) 1999

Dois anjos, Bartleby e Loki, são expulsos do Paraíso por Deus. Acreditam que podem regressar ao céu se aproveitando de um dogma, participando numa certa comemoração que perdoa todos os pecados de quem passa pela porta da catedral de Nova Jersey. Só que isto pode ter uma terrível consequência: o fim da humanidade. Para evitar que a tragédia ocorra é montada uma equipe de combate aos anjos, formada por Bethany Sloane, um 13º apóstolo negro, dois profetas e uma Musa Inspiradora.
O quarto filme de Kevin Smith, de quem já vimos outros dois neste ciclo, é uma obra controversa e hilariante, em que o objectivo era fazer uma comédia que espiritualmente reafirmante sobre os rebeldes do catolicismo, uma proeza nada pequena, na verdade. E o facto de Smith se sair tão bem, com apenas alguns erros, é uma prova do seu talento e dedicação. Antes do filme começar Smith começa com uma declaração, para as pessoas não se ofenderem, porque afinal é apenas um filme. Ao lermos a defesa hilariante e honesta de Smith e do seu filme, ficamos logo cientes das coisas. 
Estreando no festival de Cannes de 1999, veio a passar por diversos festivais antes da estreia em sala. Tem alguns nomes bem conhecidos no elenco, como Matt Damon, Ben Afleck e Linda Fiorentino. Não falta a partcipação das personagens Silent Bob e Jay.

Sem comentários: