terça-feira, 17 de março de 2020

O Viúvo Alegre (Il Vedovo) 1959

Alberto Nardi é um homem de negócios à beira da falência. Casado por interesse com uma empresária de Milão, dona de uma grande fortuna, Alberto não cabe em si de contente quando o comboio que a transportava cai de uma ponte e não deixa sobreviventes. Convencido que a mulher está morta, o empresário começa a sonhar com a vida que levará depois de herdar toda a sua fortuna. No entanto, em breve descobrirá que afinal ela está viva. A frustração dessa notícia leva-o a engendrar um plano maléfico para garantir que desta vez ela morre mesmo!
Primeira grande colaboração entre Dino Risi e Alberto Sordi, com um papel não muito diferente do que o actor interpretaria em "Il Boom", de Vittorio de Sica. Um dos argumentistas, Rudolfo Sonego, baseou-se num caso famoso para escrever o argumento, o caso Fenaroli de 1958, no qual um industrial supostamente assassinou a esposa para ficar com o dinheiro do seguro. Foi um caso muito falado na altura, com cerca de 20 mil pessoas a esperarem do lado de fora para ouvir o veredicto. 
O personagem de Sordi fica em êxtase quando descobre que a sua esposa morreu num acidente de comboio, mas para o seu horror ela sobrevive, o que o leva a completar o serviço pelas suas próprias mãos. A situação causa bastantes gargalhadas, mas tal como muitos outros filmes deste movimento, também existe um lado negro. Sordi nunca perde o ritmo, e Franca Valeri como a sua esposa também está muito bem.

Link
Imdb

Sem comentários: