sexta-feira, 20 de março de 2020

O Ladrão Apaixonado (Risate di Gioia) 1960

Na véspera de Ano Novo, em Roma, uma actriz interpretada por Anna Magnani está cheia de esperança para a noite. Ela anseia por romance, aventura e emoção, e encontra os três, mas não da forma como tinha previsto. Encontra um empresário americano de meia-idade, bêbado, interpretado por Fred Clark. Encontra outro actor da Cinecittá, interpretado por Totò, então com 62 anos de idade. E finalmente conhece Ben Gazzara, então com 30 anos, o personagem do título. 
"Risate de gioia" foi o filme que Mário Monicelli realizou logo depois dos mega êxitos de "I Soliti Ignoti" e "La Grande Guerre", duas obras que foram triunfos absolutos, tanto da crítica como do público, mas no entanto acabou por passar muito ao lado de uma boa carreira, sendo hoje um dos segredos mais bem escondidos da carreira do realizador. Monicelli captura toda a tensão que tradicionalmente acompanha a véspera do Ano Novo. uma noite em que pensamos no nosso progresso como seres humanos, e na nossa capacidade de atrair e sustentar amor na nossa própria mortalidade. 
Não houve artista que igualasse a energia vibrante da actriz italiana Anna Magnani, estrela furiosa que enfeitou algumas das melhores obras de realizadores como Rossellini, Visconti, Pasolini e Renoir, com uma perninha no cinema americano, tendo conseguido ganhar um Óscar por "The Rose Tatoo" de Daniel Mann. Aqui muito bem acompanhada por Totò, um colaborador habitual e um jovem Ben Gazarra em início de carreira, dobrado em italiano. Uma das joias perdidas a ver neste ciclo.

Link
Imdb

Sem comentários: