quarta-feira, 18 de março de 2020

O Castigador (Il Mattatore) 1960

Gerardo Latini (Vittorio Gassman) é um ex-vigarista, agora casado e trabalhador honesto, mas ansiando pela vida que levava antes. Um dia o casal recebe a visita de um jovem vigarista que quer vender um castiçal de prata a um peço muito baixo. Gerardo, depois de perceber as suas verdadeiras intenções, sente-se identificado e percebe o jovem e, por esse motivo, contará a sua história e toda a sua carreira na arte da vigarice e do disfarce.
Comédia episódica maravilhosamente agradável realizada por Dino Risi, interpretada por Vittorio Gassman como um actor camaleónico que disfarça a sua paixão pelo roubo e Peppino de Fillipo como o seu cúmplice, foi filmada em Roma e nos seus subúrbios recém-erguidos, reflectindo uma cidade num crescimento desenfreado. Segundo Risi, foi uma fase de transformação para Gassman, que ainda não tinha uma cara reconhecível no cinema, mas o actor exibia já vários rostos diferentes em filme.
Uma nota para o argumento de Ettore Scola, então com 29 anos e ainda longe de realizar o seu primeiro filme. Antes de se iniciar na realização ele escreveu várias comédias de sucesso para Risi, como por exemplo, e além desta, "Il Sorpaso", "La Marcia su Roma" e "I Mostri". Mais tarde, Scola viria a ser um dos grandes nomes da "Commedia all’italiana".
Nota: as legendas não estão muito boas, mas tiveram mesmo de ser estas.

Link
Imdb

Sem comentários: