sábado, 21 de março de 2020

Divórcio à Italiana (Divorzio all'italiana) 1961

Ferdinando Cefalù está desesperado para casar com a prima, Angela, mas é casado com Rosália e o divórcio é ilegal em Itália. Para conseguir contornar a lei ele vai tentar com que a esposa tenha um caso, para que possa apanhá-la e assassiná-la, pois sabe que apanharia uma sentença leve por assassinar uma mulher adúltera. Ferdinando consegue convencer um pintor a ter um caso com a sua esposa, mas Rosália prova ser mais fiel do que ele pensava.
"Divorzio all'italiana" foi um grande êxito internacional logo desde a estreia, e é fácil de perceber porquê. O realizador Pietro Germi, que no início tinha proposto fazer um filme sério, consegue captar o chamado "código de honra" da Sicilia, que estipula que o assassinato pode ser desculpável, o adultério nunca, um paradoxo que facilmente seria satirizável. Marcello Mastroianni, recém saído de "La Dolce Vita", de Fellini, é maravilhoso no papel principal, interpretando um homem que queremos desprezar, mas do qual não conseguimos deixar de rir: a sua expressão perante a impotência e ocasionais espasmos faciais são realmente hilariantes. O argumento nunca é previsível, há voltas e reviravoltas inesperadas, que nos mantém o interesse até ao fim.
Pietro Germi, um realizador que vinha do neorrealismo, com uma carreira que vinha desde os anos 40, era na altura um desconhecido fora de Itália, no entanto acabaria por vencer o Óscar de Melhor Argumento Original em 1963, em conjunto com Ennio de Concini e Alfredo Giannetti. Um ano em que esta categoria contaria com outros dois filmes em língua estranheira: "Em Busca da Verdade" de Ingmar Bergman, e "O Último Ano em Marienbad", de Alain Resnais. Outra curiosidade, é que Mastroianni também seria nomeado para o Óscar de Melhor Actor. Seria o primeiro actor a ser nomeado por um filme em língua estrangeira, e a sua primeira de três nomeações.

Link
Imdb

Sem comentários: